Informativo COREM 2R 003/2025 05 de jun. 2025

Portal do Associado COREM 2R
O COREM 2R está preparando uma novidade que vai trazer mais praticidade e autonomia para os profissionais registrados. Em breve, estará disponível o Portal do Associado, uma plataforma digital que permitirá acesso fácil e rápido a diversos serviços. Por meio do Portal, cada profissional poderá:
Emitir declarações e recibos;
Consultar seu histórico financeiro junto ao Conselho;
Realizar o pagamento de boletos;
Atualizar e consultar seus dados cadastrais.
image
Teremos ainda um módulo exclusivo de eventos, onde os profissionais poderão acompanhar e se inscrever nas atividades, cursos, encontros e demais ações promovidas pelo COREM 2R. Este recurso acompanha o nosso planejamento para a retomada da agenda de eventos e atividades institucionais a partir do segundo semestre de 2025, fortalecendo o diálogo com a categoria e contribuindo para a formação, valorização e integração profissional.
imageimage
O sistema já passou pela fase de configuração dos parâmetros, e agora entra na etapa de inclusão dos dados de todos os registrados com inscrição ativa no Conselho, preparando-se para entrar em funcionamento em breve. O Portal do Associado faz parte do nosso compromisso com a modernização, transparência e aprimoramento dos serviços, oferecendo mais autonomia, agilidade e facilidade no relacionamento com o Conselho.
Fique atento aos nossos canais oficiais! Em breve divulgaremos o lançamento e as orientações para acesso.
2R Informa

Resultado parcial: OuvidoriaO COREM 2R informa que foi divulgado, no dia 30 de maio, o resultado parcial do processo de seleção para o cargo de Ouvidor (a) do COREM 2R. A candidatura única de Nathalie Rodrigues Barcellos (1097-I) foi aprovada pelo Plenário do Regional.Recursos ao resultado parcial podem ser apresentados até o dia 19 de junho de 2025, exclusivamente pelo e-mail: presidencia@corem2r.org

Acesse o documento

Recenseamento obrigatório
O Recenseamento Obrigatório do COREM 2R segue disponível para preenchimento. O recenseamento é uma ferramenta essencial para a atualização cadastral e para o fortalecimento da profissão, sendo obrigatório para todos os profissionais registrados. Quem já preencheu, não precisa realizar o procedimento novamente. Se você ainda não participou, acesse o link disponível abaixo e preencha seus dados. Manter seu cadastro atualizado é fundamental para o aperfeiçoamento das ações do Conselho e para o fortalecimento da Museologia.

Acesse o formulário
Ata da 410ª Assembleia Geral Ordinária
Já está disponível no site (clique aqui) a Ata da 410ª AGO, realizada em 25/04.

Realizada a 411ª Assembléia Geral Ordinária
Mantendo o compromisso, iniciado em 2024, de realizar 1 reunião ordinária mensal, o Plenário reuniu-se em deliberação no último dia 29/05. A pauta tratou de deliberações sobre orçamento, Portarias, apreciação de pedidos de Registro, Cancelamento, entre outros.Em breve a Ata será disponibilizada.
image

COREM 2R publica sua Política de Comunicação Institucional
O documento orienta os princípios, diretrizes e procedimentos que norteiam a comunicação do Conselho, reforçando o compromisso com a transparência, a ética, o acesso à informação e o fortalecimento do diálogo com os museólogos, museólogas e a sociedade em geral.A Política está disponível para consulta no site oficial do COREM 2R. (clique aqui)Reunião com o Instituto Brasileiro de MuseusRealizada reunião com objetivo de promover o alinhamento de expectativas e a abertura de diálogo no âmbito das competências e atribuições das duas autarquias federais.O encontro reafirma o compromisso mútuo com o fortalecimento das políticas públicas para os museus e para a Museologia, além de buscar maior articulação na atuação conjunta em temas de interesse comum, respeitando as especificidades legais e institucionais de cada órgão.Além do presidente do COREM 2R e da presidenta do IBRAM, participaram da reunião a chefe da Procuradoria Federal junto ao IBRAM, Ludmila Faria e o assessor jurídico do COREM 2R, Hélio Arouca.O COREM 2R segue aberto ao diálogo e à construção de parcerias em prol da valorização da profissão de museólogo e da preservação do patrimônio cultural. 
image
Por dentro do Sistema

Realizada a 71ª Assembléia Geral Extraordinária do Sistema COFEM/COREMs
O Conselho Regional de Museologia da 2ª Região (COREM 2R) participou da 71ª Assembleia Geral Extraordinária do Sistema COFEM/COREMs, realizada com a participação do Conselho Federal de Museologia (COFEM) e dos Conselhos Regionais de Museologia de todo o país.Na pauta, estiveram temas fundamentais para o fortalecimento da profissão, como a aprovação de novas resoluções, discussões sobre o aprimoramento dos procedimentos de fiscalização do exercício profissional e debates sobre aspectos da Lei nº 7.287/1984, que regulamenta a profissão de museólogo no Brasil.O encontro é um espaço de construção coletiva, que visa o alinhamento de ações, a definição de diretrizes e o fortalecimento da atuação institucional do Sistema COFEM/COREMs em defesa da categoria profissional e da Museologia.

COFEM aponta desafios dos museus em reportagem
O Conselho Federal de Museologia (COFEM) foi uma das fontes ouvidas na reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico em 4 de junho de 2025, intitulada “Um em cada dez museus está com as portas fechadas no país”. A matéria aborda os desafios enfrentados pelos museus brasileiros, destacando questões como falta de recursos, infraestrutura inadequada e impactos da pandemia.A contribuição do COFEM reforça a importância de políticas públicas eficazes e investimentos sustentáveis para garantir o pleno funcionamento das instituições museológicas e a valorização da profissão de museólogo.A reportagem completa está disponível no site do Valor Econômico: veja aqui
Para ler com calma

A  COLEÇÃO DE PALEOINVETEBRADOS DO MUSEU NACIONAL, RIO DE JANEIRO: PRÁTICAS MUSEOLÓGICAS E ETAPAS DA SUA TRAJETÓRIA
Joana D. Lima
Resumo: O artigo analisa os aspetos gerais da formação da coleção de paleoinvertebrados do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e as etapas da sua trajetória, tendo em consideração o próprio percurso da instituição, sob a perspectiva da museologia e dos estudos sobre o património. São abordados o alcance da coleção no contexto do departamento, os procedimentos por que passou e as práticas em que esteve envolvida, nomeadamente a pesquisa, o ensino e as exposições. A trajetória da coleção reflete os contextos em que o museu se moveu no país e no mundo, desde meados do século XIX até o início do século XXI. 
Palavras-chave: Patrimônio cultural de ciência e tecnologia; História das coleções; Museologia; Coleções de paleontologia; Museu Nacional (Rio de Janeiro).
Lima, J. D. A coleção de paleoinvertebrados do Museu Nacional, Rio de Janeiro: práticas museológicas e etapas da sua trajetória . História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Rio de Janeiro, v. 31, 2024.

Acesse aqui
Para ver com calma

Conferência André Desvallées: memória e legado
Conferência de Bruno Burlon, docente em Museologia e Estudos do Patrimônio na University of St Andrews (Escócia). Mediação do museólogo Cícero de Almeida.
André Desvallées foi um museólogo francês que desempenhou um papel de destaque no desenvolvimento da área e na criação e definição de vários conceitos, incluindo o de “Nova Museologia”. Membro ativo do Comitê Internacional de Museologia, ele é o autor de uma centena de livros e artigos nas áreas da Etnologia, da Museologia e Patrimônio Cultural.
Realização: Museu Histórico Nacional

Assista aqui