Elaboração de Termos de Referência e princípios da Administração Pública na Gestão de Museus

ATENÇÃO! CURSO ENCERRADO!

Apresentar aos alunos conceitos da gestão de espaços públicos culturais, em especial os museus, noções e princípios da administração pública, documentos para contratação em museus, elaboração de termos de referência.

Principais tópicos abordados: 

  • Princípios da Administração Pública
  • Exemplos – programas/ atividades
  • A Lei 8.666/93
  • Modalidades da licitação
  • Diferenças entre contratos e convênios
  • Termos de Referência: Como elaborá-los?

Público alvo: museólogos, diretores de museus, gestores e produtores culturais, empresas de museologia e produção, servidores públicos.

Facilitador:

Prof. Me. Rafaela Zanete – Gestora Cultural. Coordenadora de Planejamento de Unidades Museológicas da Superintendência de Museus da SEC-RJ. Atua no planejamento, execução e organização de planos e projetos relativos a museus e atividades relacionadas com administração e gestão, organização de ações necessárias à formalização de convênios e contratos, produção e análise de dados, acompanhamento e controle. Desenvolve estudos de novos mecanismos de gestão e sustentabilidade. Foi Secretária Municipal de Cultura e Turismo do Município de Viana- ES e Diretora do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES). É professora da Universidade Cândido Mendes no MBA de Gestão em Museus na Disciplina Instrumentos Gerenciais e Pós-Graduação em Produção Cultural nas Disciplinas Fundamentos e Modelagem de Projetos e Patrocínio e Investimento Privado.