Elaboração de Projetos para Editais

ATENÇÃO! CURSO ENCERRADO!

A finalidade do curso é apresentar aos participantes como elaborar, estruturar e formatar projetos culturais para editais públicos e privados. Análise do cenário cultural, matriz stakeholder e análise benchmarking. Detalhar o desenvolvimento de um projeto cultural em todas as suas fase e etapas, desde a análise do cenário, a estruturação de uma ideia/ conceito, definição do objeto, justificativa, público-alvo, plano de comunicação e distribuição, cronograma de atividades e estrutura de orçamento.

Principais tópicos abordados:

  • Fomento e financiamento da cultura
  • Análise de cenário: demandas e fatores
  • Conceito de um projeto
  • Modelagem e elaboração de projeto cultural: etapas de construção

Público-alvo: Produtores, gestores, artistas, museólogos, profissionais da área cultural do setor público e privado, de empresas e instituições,  estudantes e participantes de organizações sociais sem-fins lucrativos.

Facilitador:
Prof. Me. Rafaela Zanete – Gestora Cultural. Coordenadora de Planejamento de Unidades Museológicas da Superintendência de Museus da SEC-RJ. Atua no planejamento, execução e organização de planos e projetos relativos a museus e atividades relacionadas com administração e gestão, organização de ações necessárias à formalização de convênios e contratos, produção e análise de dados, acompanhamento e controle. Desenvolve estudos de novos mecanismos de gestão e sustentabilidade. Foi Secretária Municipal de Cultura e Turismo do Município de Viana- ES e Diretora do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES). É professora da Universidade Cândido Mendes no MBA de Gestão em Museus na Disciplina Instrumentos Gerenciais e Pós-Graduação em Produção Cultural nas Disciplinas Fundamentos e Modelagem de Projetos e Patrocínio e Investimento Privado.

elaboração de projetos editais