Economia Criativa e os Museus

ATENÇÃO! CURSO ENCERRADO!

Curso Economia criativa e os museus, ministrado por Mariana Varzea, nos dias 13 e 14 de janeiro de 2017

A finalidade do curso é apresentar os conceitos de economia da cultura e empreendedorismo na área de museus, mapear políticas públicas de cultura que propiciem desenvolvimento cultural sustentável por meio do fortalecimento da cadeia produtiva dos museus, estudar casos, métodos, planos e projetos de economia criativa em museus e o turismo cultural  no Brasil e no Mundo.

Principais tópicos abordados: 

  • Conceitos de economia e cultura;
  • Economia da cultura e cadeia produtiva dos museus;
  • Planejamento e condução das políticas públicas voltadas à economia dos museus;
  • Museu, cidades e turismo cultural;
  • Museus como polos de desenvolvimento socioeconômico municipal e estadual;

Público-alvo: museólogos, diretores de museus, gestores e produtores culturais, empresas de museologia e produção, servidores públicos.

Facilitador:

Mariana Varzea, museóloga, especializada em História da Arte, Mestre em História Social e Doutoranda em Museologia. Exerceu distintos cargos públicos, privados e em organismos do terceiro setor, sempre desenvolvendo programas de convergência das áreas de Cultura, Educação e Sustentabilidade. Iniciou sua carreira profissional como professora da Faculdade de Museologia da Universidade Estácio de Sá. Coordenou a área de Cultura do SENAC Rio. Foi Coordenadora Editorial da Editora Senac Rio, Gerente de Projetos de Patrocínios do Oi Futuro.

Em 2008 assumiu a Superintendência de Fomento e Lei de Incentivo da Secretaria de Estado de Cultura responsável pela reformulação e implantação da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, pelos editais de Cultura, e demais políticas de apoio a projetos culturais. De 2011 a 2016, foi Superintendente de Museus da Secretaria de Estado de Cultura, responsável pelas políticas publicas setoriais no estado e pela rede de museus da Secretaria de Estado de Cultura. Atualmente é professora dos MBAs de Gestão Cultural e de Gestão de Museus da Universidade Candido Mendes, conselheira do ICOM-BR (Conselho Internacional de Museus) e da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC) e Consultora de projetos e conteúdos em Museus, Cultura e Educação Cultural.

13775779_737863496316300_3642925593194673261_n