O curso visa desenvolver a capacidade de confeccionar laudos técnicos através da observação e com auxilio de alguns equipamentos (lupas, lanternas luz ultravioleta e branca, câmera fotográfica) o diagnóstico de estado de conservação de obras de arte a serem emprestadas ou devolvidas a sua instituição /colecionador de origem. Com a finalidade de exposição das obras, para o registro de um sinistro e de restauração realizada.
Principais tópicos abordados:
⦁ Confecção de laudos técnicos de estado de conservação;
– Laudo técnico de estado de conservação realizado na coleta da obra de arte em instituições públicas e/ou coleções particulares com a finalidade de uma exposição.
– Laudo técnico de estado de conservação de courrier em instituições públicas e coleções particulares e instituições de outros estados e outros países com a finalidade de uma exposição.
– Laudo técnico de estado de conservação realizado na devolução da obra de arte nas instituições públicas e/ou coleções particulares de origem.
⦁ Equipamentos que podem auxiliar na realização do laudo técnico;
⦁ Políticas de Preservação das instituições públicas na confecção de laudos técnicos;
⦁ Segurança de acervos;
⦁ Acompanhamento do acondicionamento e embalagem da obra de arte;
⦁ Registro fotográfico de obras de arte para laudos técnicos de conservação.
⦁ Laudos técnicos de estado de conservação com finalidade de registro de sinistro
⦁ Laudos técnicos de estado de conservação com finalidade de registro de restauração realizada.
Público alvo: o curso é voltado para profissionais responsáveis por coleções de obras de arte, profissionais recém-formados, alunos do curso de museologia, conservação/ restauração e obras de arte.
Facilitador:
Valéria Sellanes é graduada em pintura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós graduada em Preservação de acervos de C&T – pelo MAST. É conservadora e restauradora de obras de arte sobre papel e pinturas de cavalete. Trabalhou no Museu Nacional de belas Artes de 2005 a 2011 no laboratório de conservação e restauração de obras em papel. Foi Bolsista FAPERJ na Fundação Casa de Rui Barbosa no Projeto “Conservação Preventiva do Acervo Bibliográfico da Coleção Rui Barbosa”; de 2006 a 2008. Presta serviços na área de Patrimônio Cultural, conservação, restauração e atividades em museus, e tem experiência na área de artes, com ênfase em Conservação e Restauração, incluindo laudos técnicos de perícia relativos a obras de arte e antiguidades.