Eleições COREM 2R 2021 – Votação

Informativo COREM 2R  n.º 007/2021 – 17 nov. 2021.

Prezado(a) Colega Museólogo(a);

No âmbito das normas estabelecidas para as Eleições 2021 no Conselho Regional de Museologia 2ª Região – COREM 2R, presentes na Portaria COREM 2R n.º 002/2021, informo, por determinação da Comissão Eleitoral 2021, o Resultado Final das habilitações de candidatos a concorrer às vagas disponíveis de Conselheiro Regional (mandato 2022 – 2024), Conselheiro Regional Suplente (2022 – 2023), Conselheiro Regional Suplente (mandato 2022) e Delegado Eleitoral (mandato 2021).

CANDIDATOS HABILITADOS

N.º de Ordem Nome/ n.º de RegistroVaga ou Vagas Disputada(s)
1.CELIA MARIA CORSINO (COREM 2R N.º 0005-I)CONSELHEIRO REGIONAL (mandato 2022 – 2024)
2. FELIPE DA SILVA CARVALHO (COREM 2R N.º 1042-I)CONSELHEIRO REGIONAL (mandato 2022 – 2024) / DELEGADO ELEITORAL (mandato 2021)
3.GUSTAVO OLIVEIRA TOSTES (COREM 2R N.º 1022-I)CONSELHEIRO REGIONAL (mandato 2022 – 2024) / DELEGADO ELEITORAL (mandato 2021)
4.PATRICIA DANZA GRECO (COREM 2R N.º 0700-I)CONSELHEIRO REGIONAL (mandato 2022 – 2024)

CANDIDATOS INABILITADOS

N.º de OrdemNome/ n.º de RegistroVaga ou Vagas Disputada(s)
HORTENCIA MEDEIROS ALVES DE LIMA MACEDO (COREM 2R N.º 1239-I)CONSELHEIRO REGIONAL (mandato 2022 – 2024)

                                                                                                                                                        

Nesta chamada para habilitação de candidatos não foram recebidas candidaturas às vagas de Conselheiro Regional Suplente (mandato 2022 – 2023) e Conselheiro Regional Suplente (mandato 2022). Abaixo estão listados o perfil profissional dos candidatos que concorrem às vagas: 

CELIA  MARIA CORSINO (COREM 2R N.º 0005 – I) – Candidata à Conselheira Regional: é museóloga, com especialização em Administração de Projetos Culturais pela Fundação Getúlio Vargas. Desde 1973, vem trabalhando em museus tendo sido chefe da Seção de Difusão Cultural do Museu Histórico Nacional (1977–1978), chefe do Museu de Folclore Edison Carneiro da FUNARTE (1978-1982), assessora do Programa Nacional de Museus da Fundação Nacional Pró-Memória, onde coordenou o Programa de revitalização de Pequenas Unidades Museológicas (1982-1986), assessora do Sistema Nacional de Museus da Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (1986-1989), coordenadora do Programa de Museus da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal (1989-1990), técnica da 14ª Coordenação Regional do Instituto Brasileiro do Patrimônio Cultural (1990-1991), chefe da Divisão Técnica da 14ª CR (1991-1994), Coordenadora da 14ª Coordenação Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (1994-1996) e Diretora do Departamento de Identificação e Documentação do IPHAN /1996-2002), onde participou ativamente na elaboração das metodologias dos inventários de Patrimônio Cultural em especial o de Referência Cultural e dos trabalhos que culminaram no Decreto do Registro do Patrimônio de Natureza Imaterial. De 2011 a 2015 foi Diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN. E Superintendente do IPHAN em Minas Gerais de 2015 a 2019. Superintendente de Museus, Biblioteca e Arquivo Público da Secretaria de Cultura e Turismo em 2019. 

Tem coordenado diversas exposições temporárias e prestado consultoria para organização e revitalização de diversos Museus. De 2002 a 2011 trabalhou em empresa privada e coordenou os trabalhos de implantação da área de museologia do Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte, o projeto aprovado pela Fundação Vitae de Preservação do acervo documental do Museu Casa de Cora Coralina, em Goiás e o projeto de revitalização do Museu do Ouro – espaços expositivos.

Na área acadêmica foi professora titular da cadeira de Administração de Museus na Faculdade de Museologia e Arqueologia da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro de 1982 a 1986, e professora assistente da cadeira de Ciências Auxiliares da História (Numismática, Sigilografia, Filatelia e Heráldica) da mesma Faculdade. Participou do planejamento e do corpo docente de Cursos Básicos e Oficinas de Museologia em diversos estados do País, foi professora convidada da Universidade Católica de Goiás no Curso de Mestrado Profissionalizante de Gestão do Patrimônio Cultural. Coordenou cursos a distância de salvaguarda de patrimônio imaterial e gestão de museus patrimônio. É professora do MBA de Gestão de Museus Rio da Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC em convênio com a Universidade Candido Mendes – UCAM


Atualmente é Coordenadora Museológica do Museu de Ciências da Terra, CPRM  e vice-presidente do Conselho Regional de Museologia 2ªRegião.

FELIPE DA SILVA CARVALHO (COREM 2R N.º 1042 – I) – Candidato a Conselheiro Regional e Delegado Eleitoral: é Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2014) e Mestre em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – UNIRIO/MAST (2017). Tem experiência nas áreas Museologia, Patrimônio Cultural, Patrimônio Natural, Gestão Cultural e Produção Cultural com ênfase na gestão de museus, centros culturais, sítios patrimoniais, parques naturais e coleções públicas e privadas. Atua no desenvolvimento e implementação de atividades relacionadas à gestão cultural e museológica; preservação e conservação de bens culturais; planejamento e desenvolvimento de exposições; documentação aplicada aos museus e ao patrimônio; comunicação aplicada aos museus e ao patrimônio; projetos educativos; pesquisa aplicada aos museus e patrimônio e ensino de conteúdos ligados à Museologia e ao Patrimônio. É membro individual do International Council of Museums – ICOM, onde participa do Comitê Internacional para a Museologia – ICOFOM e do Sub-Comitê Regional de Museologia para a América Latina e o Caribe – ICOFOM-LAM realizando pesquisas sobre os temas Museu, Museologia e Patrimônio. Foi Gerente do Ecomuseu de Santa Cruz entre 2013 e 2017. Desde 2015 atua como consultor em diversos projetos na área cultural, sobretudo naqueles relacionados ao planejamento e desenvolvimento de exposições e elaboração de planos museológicos. Desde 2020 é Presidente eleito do Conselho Regional de Museologia 2ª Região e atualmente ocupa o cargo de Assistente de Atividades Culturais na Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

GUSTAVO OLIVEIRA TOSTES (COREM 2R N.º 1022 – I) – Candidato a Conselheiro Regional e Delegado Eleitoral:  Possui graduação em Museologia pela Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2013), e mestrado em Museologia e Patrimônio, pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da UNIRIO/MAST (2017). Pós-Graduação Lato Sensu em Cultura, Patrimônio e Educação, pelo Instituto Federal Fluminense – IFF (2019). Desde 2017, atua como museólogo do Museu Histórico Municipal Antônio Ventura Lopes da Prefeitura Municipal de Miracema – RJ. Também é Membro do Conselho Municipal de Cultura de Miracema e, desde 2021 ocupa o cargo de Conselheiro Regional eleito do Conselho Regional de Museologia 2ª Região.

PATRICIA DANZA GRECO (COREM 2R N.º 0700 – I) – Candidata à Conselheira Regional:  Doutoranda em História, com mestrado em História e especialização em História e Crítica das Artes no Século XX, bacharelado em Museologia e bacharelado e licenciatura em História. Atualmente faço parte do quadro de servidores da UFRJ, ocupando o cargo de Museóloga no Espaço Memorial Carlos Chagas Filho (CCS / IBCCF), sendo ainda membro permanente do Grupo de Trabalho Acervos Culturais do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ e integrante do Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural (SIMAP) também da UFRJ. Anteriormente, ocupei o mesmo cargo de museóloga no Museu da Geodiversidade (IGEO/UFRJ) e na Fundação Eva Klabin. Trabalhei ainda como mediadora e arte-educadora em museus e espaços culturais como o Museu Histórico Nacional, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Centro Cultural Banco do Brasil. Além disso, sou também professora de História do Colégio Israelita Brasileiro Liessin, ministrando a disciplina para os 1º e 3º anos do Ensino Médio e para os 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II. No mesmo colégio, ministro também a disciplina eletiva intitulada Pensamento Crítico para os alunos de 9º ano do Ensino Fundamental II e 1º e 2º anos do Ensino Médio. Principais funções já exercidas ou em exercício: Museóloga, Arte-Educadora, Mediadora, Divulgadora Científica, Professora Palestrante de História da Arte no Ensino Superior e Professora de História no Ensino Básico, com certificação de educadora Google nível 1.

Ficam os museólogos(as) com registro ativo, aptos(as) a votar, intimados a exercer seu direito de voto, escolhendo seus representantes como Conselheiros Regionais e Delegados Eleitorais no âmbito do Conselho Regional de Museologia. A votação ocorrerá exclusivamente por meio de formulário eletrônico entre os dias 17/11/2021 e 22/11/2021. As datas do período de votação terão seu prazo computado entre as 0:00 h. e 23:59 h. O voto é obrigatório. 

ATENÇÃO!!!

PARA VOTAR, CLIQUE AQUI!

Cordialmente, 

Ana Portugal
Museóloga COREM 2R n.º 0654-I
Presidente da Comissão Eleitoral 2021
Conselho Regional de Museologia – 2ª Região
Av. Presidente Vargas, 633 – sala 1214
Rio de Janeiro – RJ l CEP: 20071-004
http://www.corem2r.org

www.corem2r.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s