Painel da Cultura Fluminense

O Conselho Regional de Museologia 2 Região participou ativamente na defesa e valorização do campo museológico no estado do Rio de Janeiro no ano de 2019. É com muita satisfação que divulgamos o Painel da Cultura Fluminense 2019, trabalho da Comissão de Cultura da Alerj, a partir de audiências públicas nas dez regiões no estado fluminense e que contou com a contribuição de diversos agentes e gestores culturais em prol de políticas públicas mais democráticas e participativas. O documento traz algumas recomendações e proposições para o poder executivo estadual, prefeituras e outros órgãos.

Felipe Farias, presidente do Corem 2R no mandato de 2019, participou das audiências públicas e defendeu os seguintes projetos e pleitos na área:

  1. Piso salarial no estado do Rio de Janeiro para a nossa categoria profissional;
  2. Combate ao tráfico ilícito de obras de artes e bens culturais no estado;
  3. Criação do cargo de perito técnico em bens culturais na polícia civil no estado, cujo requisito seja para os profissionais diplomados e devidamente registrados em curso superior de nível de graduação em Museologia;
  4. Criação da cadeira de museus e museologia dentro do Sistema Estadual de Cultura do Rio de Janeiro para defesa e valorização do patrimônio cultural no Estado do RJ;
  5. Apoio, orientação técnica e capacitação aos museus do estado;

Estivemos na luta pela valorização da nossa profissão e em defesa da cultura ao longo do ano de 2019 e seguiremos juntos em 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s