Através da presente nota o COREM 2R se solidariza ao momento delicado que o Museu Nacional vem enfrentando desde o ocorrido no último dia 2 de setembro.
Além disso, estamos acompanhando a movimentação política para tentar reduzir os danos, que já são potencialmente terríveis para toda a sociedade e em especial para a Museologia.
Esperamos que esse acontecimento devastador tenha um efeito conscientizador na sociedade, visando a valorização do nosso patrimônio, dos nossos museus e das nossas memórias.
O Corem 2R está inteiramente a disposição da equipe do Museu Nacional para dar suporte em ações que sejam necessárias ao que restou de seu acervo e edifício.
Gostaríamos de esclarecer que além do trabalho de suporte e apoio institucional, o COREM 2R está atuando na fiscalização e no levantamento da situação das instituições museológicas e de seus colaboradores museólogos no tocante às suas obrigações legais junto a esse Conselho.
Ainda que a participação na reunião deliberativa de avaliação de riscos e definição e estratégias realizada no dia 03 de setembro não tenham considerado a participação deste Conselho, esclarecemos a sociedade que estamos atuando dentro de nossas possibilidades.